Terça, 19 Jun 2018 -

4º Encontro de Canoeiros e Amigos celebra a pesca esportiva e a consciência ambiental

 

O cenário paradisíaco da orla da Praia da Graciosa e a exuberância do Lago de Palmas foram mais uma vez os cenários escolhidos para o 4º Encontro de Canoeiros e Amigos, na tarde desse sábado, 24, na Praia da Graciosa.

 

Nessa edição, mais uma vez, o encontro de Canoeiros conta com o apoio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), e segundo os organizadores este apoio é fundamental para a realização do evento. “Sem o apoio da Agtur não  conseguiríamos realizar este evento, essa parceria vem desde os eventos de pescaria, como o Pesca Trade Show, onde pudemos mostrar nosso potencial de pesca em São Paulo e trazer importantes parceiros, como Faca na Rede e Shimano. Este ano o encontro superou todas as nossas expectativas”, disse o organizador do evento, Raimundo Neto.

 

Wagner Tomas, de São José dos Campos (SP), que veio a Palmas especialmente para o encontro, e está na Cidade pela segunda vez, diz estar ainda mais encantado com a cidade. “A cidade é linda, cheguei nessa quinta à noite, e sexta-feira, 23, já vim pescar aqui no lago, e almocei nesta orla lindíssima. Estou ainda mais encantado com este lago e a facilidade de poder pescar, disse o turista.

 

O representante da Polícia Militar Ambiental, convidado para participar do evento, destacou a importância da sua instituição está presente em eventos como estes. Segundo o Capitão Alberneque, eles são agentes importantes para a conservação do meio ambiente. “As pessoas que estão neste evento são pessoas ligadas à pesca, então é de suma importância orientá-las quanto à pesca e o período da piracema, e para conscientizá-las acerca do meio ambiente e da própria fauna aquática”, disse o militar.

 

O representante da Shimano no Brasil, Wilson Katakura, ressaltou o pioneirismo do Estado em criar leis que proporcionem a pesca esportiva em períodos de total restrição a qualquer tipo de pesca, como a piracema. “Os canoeiros são exemplos de pesca e solte, e o estado do Tocantins é pioneiro nessa modalidade pesca no período da piracema, onde obedecendo as regras é possível praticar essa pesca. Eu desconheço esta iniciativa em outro lugar, e eventos como esses são muito importantes, por isso fizemos questão de comparecer e apoiá-los”, ressaltou Katakura.

 

O secretário executivo da Agtur, Cristiano Rodrigues, destacou o potencial turístico que Palmas tem para receber grandes eventos de esportes aquáticos e de pesca. “Com determinação e visão empreendedora, a atual gestão tem investido e atraído eventos que têm colocado Palmas em destaque no cenário nacional. E acreditamos que apoio a esse encontro possa atrair outros eventos voltados ao esporte aquático e à pesca, trazendo ainda mais turistas e alavancando emprego e renda na cidade”, finalizou o gestor. 

 

Concurso de Arremesso 

Durante o evento, aconteceu também o concurso de arremesso, no qual os participantes teriam 10 chances para acertar o anzol o alvo determinado. O veterano Bob Lima foi considerado o melhor arremessador dessa edição.

 

Segundo o ganhador, Bob Lima, que também faz parte de um grupo pioneiro de pesca esportiva no Estado, disse ter tentado várias vezes vencer o concurso, mais ainda não tinha conseguido o primeiro lugar. “Esse evento é simplesmente fantástico, um exemplo para todo o Brasil, sinto-me muito feliz em poder participar a cada ano, pois trata-se de um evento de confraternização e consciência ambiental, que é o mais importante na pesca esportiva”. 

 

Ganhadores do Concurso de Arremesso 

1º Lugar - Bob Lima - Prêmio - 1 Carretilha Shimano + Trófeu

2º Lugar - Edson Silva – Prêmio – Camisa e Boné (Faca na Rede) + Trófeu

3º Lugar - Edson Zoião – Prêmio – Camisa e Boné (Redai) + Troféu


O encontro também contou com a participação da Marinha, Guarda Metropolitana de Palmas, Polícia Militar Ambiental, expositores e fornecedores da pesca esportiva com demonstração de seus produtos.