Terça, 19 Jun 2018 -

Mutirão de atendimentos no Amas realiza centenas de consultas e exames

 

Ex-quebradeira de coco da Região do Bico do Papagaio, Maria de Nazaré Rodrigues da Silva, 68 anos, atualmente moradora do Jardim Aureny III e foi uma das dezenas de usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) de Palmas a passar por uma consulta com a especialista em oftalmologia na manhã deste domingo, 20, no mutirão realizado pela equipe do Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde (Amas). 

 

Maria de Nazaré conta que muito tempo atrás fez uma consulta para saber o que tinha na visão, pois sentia que já não enxergava do mesmo jeito. “Antigamente minhas vistas eram boas, agora já sinto muita dificuldade de ver as coisas. Estou ansiosa para consultar com a médica e saber o que tenho”, conta ela, elogiando a equipe do Amas. “A estrutura é muito boa e, desde que chegamos, fomos muito bem atendidos e com agilidade. Precisamos de mais ações deste tipo, pois ameniza bastante a situação das pessoas", avalia Ceiça Rodrigues, filha de Maria de Nazaré que acompanhou a mãe durante a consulta.

Assim como a idosa, que foi prontamente atendida e precisará retornar para fazer uma cirurgia de catarata, vários outros pacientes aproveitaram o mutirão de atendimentos no Amas para passar por uma consulta com médicos especialistas. “Para comemorar este dia 20 de maio, os 29 anos de Palmas, a equipe da Saúde junto com os profissionais que atuam no Ambulatório organizou este momento para atender os pacientes que estavam na fila de espera por uma consulta com especialista e também para fazer exames como ultrassom”, explica a diretora de Atenção Secundária de Palmas, Juliana Ribeiro.

De acordo com Juliana Ribeiro haverá uma redução significativa da demanda que a rede tem em relação algumas especialidades a partir dos atendimentos durante o mutirão. “Queremos garantir a todos os palmenses uma maior qualidade de vida. Todos os esforços estão reunidos para que o atendimento seja prestado com maior agilidade. Hoje tivemos o exemplo disso", enfatizou.

Para o secretário de Saúde de Palmas, Whisllay Bastos, o mutirão é mais uma ação da gestão da prefeita Cinthia Ribeiro, que busca atender da melhor forma os usuários do SUS. “O Amas mobilizou parte da sua equipe para ofertar atendimento aos pacientes que aguardavam na fila por este momento. É muito gratificante chegar aqui, em pleno domingo e observar a satisfação dos profissionais que estão atendendo, e a alegria dos usuários que receberam este acolhimento”, relata com satisfação o gestor.

A prefeita que acompanhou de perto alguns atendimentos e também o funcionamento na estrutura do Amas, falou do primeiro mutirão realizado na unidade. “Foi um grande sucesso a iniciativa de hoje. Percebemos a dimensão! O quanto é importante trabalhar de forma organizada a política pública da saúde e principalmente a prevenção, reforçando cada dia mais a atenção primária e ampliando os cuidados na atenção secundária, para que possamos atender a todos de forma eficiente e humanizada”, disse lembrando que neste domingo, onde é comemorado o aniversário da mais nova Capital do País, mais de 200 atendimentos foram realizados em uma estrutura de qualidade, com dezenas de profissionais envolvidos, sinalizando que a rede precisa realizar outras ações como a desta data.

Durante todo o dia, médicos nas áreas de oftalmologia, colonoscopia, ortopedia, dermatologia e ultrassom atenderam pacientes que aguardavam na fila por uma consulta nestas especialidades.

O ortopedista André Luiz Pereira, que foi chamado a participar do mutirão, elogiou a ação da unidade e também a condução dos procedimentos. “Eu acredito que todo médico tem um papel social muito importante e sei que muitos usuários estão com seus pedidos de encaminhamentos atrasados, então essa ação vem  colaborar com o andamento destes atendimentos”, pontua acrescentando sua satisfação em fazer parte da equipe.