Dianópolis, TO - 13 Dezembro, 2017

Núcleo do Procon/TO em Dianópolis realizam atividades em comemoração ao aniversário do Código de Defesa do Consumidor

 

Os núcleos do Procon/TO iniciaram, esta semana,  uma série de atividades para celebrar os 27 anos do Código de Defesa do Consumidor  comemorado no  dia  11 de setembro.  Dentre as ações, o núcleo de Dianópolis, em parceria com o Sebrae,  ministrarão  palestras dirigidas aos comerciantes da região.

 

Também em parceria com as rádios, Princesa FM e 104 FM de Dianópolis/TO e Rádio Comunitária de Porto Alegre do Tocantins, ainda em alusão a semana do Código do Consumidor, no período de 11 a 15 de setembro, técnicos do Procon de Dianópolis-TO,  disponibilizarão, dentro do espaço “Minuto do Consumidor”,  informações gerais sobre direitos e deveres do consumidor e, especificamente, sobre o consumo consciente e educação para o consumo.

 

Mercadorias apreendidas durante fiscalização do núcleo Procon- Dianópolis-TO

 

 Procon vai até você 

Além das atividades pontuais, o núcleo de Dianópolis está com uma extensa programação para este segundo semestre. Lançado em agosto, o Projeto: “O Procon vai até você”  pretende atender os 14 municípios que fazem parte da regional atendida pelo núcleo PROCON – Dianópolis.

 

Os municípios de Taguatinga e Combinado já foram alcançados pelo projeto. Além das ações educativas, o núcleo de Dianópolis também realizou fiscalização em quatro supermercados de Taguatinga onde 975 itens foram apreendidos. Todos os itens foram descartados no Lixão da cidade. 

 

 projeto “O Procon vai até você” também firmou parceria com a Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, com o objetivo de executar o projeto  no âmbito do Direito Consumerista, o qual está sendo aplicado na  comunidade local.

 

Segundo a gerente de Núcleo do Procon de Dianópolis, Liciane  Maia Rodrigues, “a iniciativa se justifica devido a distância a que vários municípios se encontram do núcleo, o que deixa o consumidor desprovido de atendimento, pois muitos não têm conhecimento que o Procon presta atendimento também via telefone e via e-mail”, esclareceu,  pontuando que a informação, educação, atendimento e a fiscalização são os objetivos do projeto.

 

Atendimento ao idoso

 Na oportunidade, serão ministradas palestras dirigidas aos consumidores idosos, buscando esclarecer dúvidas e conscientizar sobre os direitos, principalmente, no que se refere aos empréstimos consignados em beneficio. Juros abusivos, procedimentos de segurança como a necessidade de testemunha da confiança do idoso nas transações comerciais e financeiras são outras informações que os idosos poderão ter acesso. 

 

A preocupação do Governo do Tocantins por meio do Procon, de acordo  com o gerente de Educação para o consumo, José Santana Júnior, é aproveitar esta data para, por meio das atividades, reforçar o trabalho  que já vem sendo realizado que “é  tornar o consumidor cada vez mais  inteirado de seus direitos, deveres e, principalmente, estimular esse consumidor para que no seu dia-a-dia ele exerça  também papel de  fiscalizador”, destacou.

 

Porto Nacional 

No dia 11 de setembro, data em que se comemora o aniversário do Código de Defesa do Consumidor, todos as pessoas que forem atendidas pelo núcleo do Procon, em Porto Nacional, terão acesso a um breve histórico sobre o CDC. 

 

Araguatins

As comunidades do município de Araguatins e região também terão atividades especiais em comemoração ao 27º aniversário do Código de Defesa do Consumidor.

 

No próximo dia 11 de setembro, os alunos da Escola de Ensino Fundamental, da Rede Estadual receberão informações, por meio de um ciclo de palestras onde serão abordados assuntos de interesse do consumidor. Já no dia 12, técnicos do núcleo do Procon  participarão da programação da rádio Rádio Sucesso FM, 104,9  levando informações  diversas aos consumidores.

 

Palmas 

Em Palmas, O Procon/TO por meio da gerência de Educação para o  Consumo  realizará uma série de palestras em  escolas da rede pública e privada, confira a programação.

 

DATA

AÇÃO

01/09

Palestra “Diretos e Deveres do Fornecedor” - Auto peças Galdino

05 a 15/09

Palestras “Direitos Básicos do Consumidor” – Colégio Estadual Tiradentes

19 e 22/09

Palestras “Direitos Básicos do Consumidor” – Colégio Criativo

20 a 25/09

Palestras “Direitos Básicos do Consumidor” – Colégio Marista

26 a 29/09

Palestras “Direitos Básicos do Consumidor” – Colégio Dom Bosco

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM NO PORTAL DO SUDESTE