Dianópolis, TO - 14 Dezembro, 2017

Apaes de Dianópolis e Taguatinga recebem ônibus adaptados durante Fórum de Desenvolvimento

 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), entregou dois ônibus escolares adaptados para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Taguatinga e Dianópolis. A entrega foi realizada nesta sexta-feira, 1º, durante a 4ª edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins, que acontece em Taguatinga, na região Sudeste do Estado.

 

O objetivo é contribuir com as unidades que atendem pessoas com deficiência, já que o transporte escolar com acessibilidade influencia diretamente no acesso dos alunos às Apaes, contribuindo com a permanência e o sucesso dos alunos na escola. Com a entrega dos veículos, a Educação visa ampliar e promover atendimento educacional especializado voltados à inclusão social. A entrega das chaves dos veículos foi realizada pelo governador Marcelo Miranda às presidentes das Apaes.

 

Na ocasião, o governador destacou a importância da educação para a sociedade, em especial para as pessoas com algum tipo de deficiência. Segundo Miranda, “os veículos proporcionarão o acesso de mais pessoas às unidades da Apae e  contribuirão para o desenvolvimento de atividades que farão diferença em suas vidas”.

 

O trabalho voltado às instituições cumpre também a meta seis do Plano Estadual de Educação (PEE) do Tocantins, que prevê universalizar o atendimento às pessoas com deficiência por meio do governo federal, Estado e municípios.

 

 

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, frisou a importância que a Apae tem na vida das pessoas com deficiência e seus familiares. “Quem tem em casa uma pessoa com deficiência sabe a importância destas instituições. Estas pessoas precisam do nosso amor, compromisso, pois elas têm sonhos, e precisam de nosso apoio, pois têm potencial para ingressar no mundo do trabalho e nas universidades”, completou.

 

“O Tocantins é o único Estado da Federação em que a Apae está no Censo como escola especial estadual reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Atualmente, o Estado possui 54 Apaes que atendem 2.098 alunos. Destas unidades, 32 possuem convênio com o Governo do Tocantins e contam com o trabalho 1.111 profissionais da rede estadual”, disse  a gestora.

 

A secretária destacou ainda que a Seduc tem proporcionado formações voltadas para a Educação Especial. “Em 2017, realizamos duas formações em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Atendimento Educacional Especializado com foco na deficiência intelectual e nos Transtornos Globais do Desenvolvimento”, completou.  Para 2018, a Educação prevê formação em Libras, Braille e Altas Habilidades.

 

Representando a presidente da Federação Nacional das Apaes, a presidente da Apae de Dianópolis, Cristiane Pereira de Sousa, destacou que a instituição foi iniciada no governo de Marcelo Miranda. “Nós agradecemos a todos que contribuem com a instituição. A Apae é uma quebra de paradigmas que mostra que todos têm habilidades distintas e são capazes de desenvolvê-las”, pontuou.

 

Taguatinga

A Apae de Taguatinga possui duas salas com  estrutura cedida pelo município. A Associação conta com 24 alunos, com faixa etária de cinco a 61 anos de idade e quatro servidores que desenvolvem as atividades de segunda a sexta-feira.

 

A diretora interina da Apae de Taguatinga, Vivian Luís Almeida Martins, agradeceu a doação do veículo. “Essa doação é de grande valia, pois o ônibus cedido pela prefeitura para buscar nossos alunos, além de não ser adaptado, muitas vezes não consegue cumprir com o cronograma devido a falhas mecânicas, pois o mesmo também é usado para buscar os alunos da zona rural”.

 

 

 

Dianópolis

A diretora Cristiane Pereira de Sousa, da Apae de Dianópolis agradeceu a atenção da secretária, ao se preocupar com o todo. “A professora Wanessa tem desenvolvido um trabalho diferenciado, no qual cuida e se preocupa com as pessoas com deficiências múltiplas. A Apae de Dianópolis está em festa por receber do governo do Estado este presente, e é com gratidão que recebemos este ônibus que melhorará significativamente o trabalho da nossa instituição. vai melhorar e muito o nosso trabalho na instituição”, destacou.

 

A Apae de Dianópolis é presidida por Elacy Silva de Oliveira e conta, atualmente, com 96 alunos e 36 servidores.  Os estudantes Isadora da Silva Galvão e Adail Máximo Suriano, que são os autodefensores da unidade, participaram da solenidade de entrega do ônibus. Isadora frisou que o ônibus vai aumentar a participação dos alunos nas atividades escolares. “Agora estou muito feliz porque pedi à secretária e fui atendida. Graças ao ônibus vou ver muitos sorrisos”, disse a aluna da Apae.

 

 

A equipe da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis participou do evento. Jane de Cássia Ribeiro dos Santos Maciel destacou a alegria em prestigiar a ação. “É com imensa alegria acompanhar esta conquista das Apaes, pois o veículo facilita e garante o acesso dos alunos a uma educação de qualidade para todos”. 

 

Dados

Além das Apaes, a Seduc possui também salas de recursos multifuncionais em 185 escolas que contam com o trabalho de 323 docentes. As 516 salas de recursos que fazem parte da educação especializada atendem 3.622 estudantes com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento de altas habilidades ou superdotação.

 

Presentes

A solenidade contou com a presença da comunidade, autoridades locais, a diretora Regional de Arraias, Leila Maria Florêncio Aires, da diretora Regional de Dianópolis, Jane Cassia Ribeiro, gestores escolares, de Taguatinga e região. 

 

 

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM NO PORTAL DO SUDESTE