Sábado, 23 Jun 2018 -

Sudeste do Tocantins avança com ações do Governo do Estado

 

Desde o início da atual gestão, o governador Marcelo Miranda tem direcionado uma atenção especial para a região sudeste do Tocantins de forma a proporcionar um maior desenvolvimento aos municípios e consequentemente melhor qualidade de vida aos tocantinenses que vivem naquela região. Nenhuma área estratégica deixou de receber ações do Governo. Atendimentos hospitalares foram retomados, ambulâncias foram entregues para a Atenção Básica da Saúde, a segurança pública foi reforçada com novas delegacias, agentes, novos armamentos e viaturas, além de diversas outras ações voltadas para a educação e promoção da atividade turística na região.

 

Marcelo Miranda ressaltou que o governo tem trabalhado ininterruptamente para solucionar os problemas. “Não estamos de braços cruzados. Mesmo diante da crise econômica e política que o país passou nos últimos dois anos, temos seguido trabalhando e honrando nossos compromissos com a população”.

 

Saúde

Em Dianópolis, o Governo atendeu uma demanda antiga da população com o retorno do atendimento médico 24 horas no Hospital Regional de Dianópolis (HRD). A unidade é referência para os municípios de Taguatinga, Ponte Alta, Novo Jardim, Porto Alegre, Almas, Taipas do Tocantins, Rio da Conceição e Conceição do Tocantins, que compreendem aproximadamente 90 mil pessoas.

 

Entre outros benefícios, o Governo também garantiu conquistas que compreendem a troca do telhado da sala de raio-X, a pintura de paredes da unidade, eliminação de infiltrações, troca da maioria dos aparelhos de ar-condicionado e instalação do centro de distribuição de gás de cozinha. Além disso, foram reformados também e construído, o depósito de resíduos e o retorno da realização dos exames de mamografia.

 

Com o programa Exame Noturno, pacientes que estavam na fila de espera para realização de exames de alta complexidade, foram beneficiados com a realização de tomografias, ressonâncias e mamografias. Ainda na área da Saúde, profissionais foram capacitados e ações pontuais foram realizadas com o objetivo de orientar e informar a população sobre vacinação e cuidados com o mosquito que transmite doença como zika vírus e dengue. Outro benefício que a gestão levou para a população foi a regularização do estoque de medicamentos e insumos. Isso é de grande importância para o correto atendimento, cuidado e recuperação dos pacientes.

 

 

Em 2017, o governador Marcelo Miranda também entregou ambulâncias e veículos para a Atenção Básica da Saúde às prefeituras de cidades da região sudeste do Estado, entre elas a do município de Chapada da Natividade, Aurora do Tocantins e Paranã. Os veículos foram adquiridos pelo Governo, por meio de emendas de parlamentares.

 

Segurança Pública

No mês de agosto do ano passado, o Governo do Estado entregou para a população da região sudeste do Tocantins a 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil (8ª DRPC), situada em Dianópolis. O novo prédio abriga a Delegacia Regional, Delegacia de Polícia (DP), Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) e a Central de Atendimento. A 8ª DRPC irá contar com três delegados de Polícia Civil, sendo um titular da regional, um titular da DP e outro da Deam; oito agentes de polícia e seis escrivães. Além disso, irá atender a população de Dianópolis e cidades que pertencem à regional em regime de plantão, em um espaço mais amplo e confortável para a população.

 

 

Os investimentos do Governo do Estado ocorreram também com a Polícia Militar, na qual houve a renovação de parte da frota e aumento da quantidade de viaturas, dando mais agilidade para atendimento às demandas da população.

 

Somente no ano passado, o Governo entregou para o sistema de Segurança pública do Estado 232 viaturas, três novos batalhões da PM, 23 delegacias novas e reformadas, 550 armas, pistolas e fuzis, 119 mil munições, 2.780 coletes a prova de balas, 2.650 cintos táticos operacionais, 5.000 itens de mobiliário para equipar as delegacias. Além disso, o quadro de pessoal foi ampliado com a nomeação de 820 aprovados para trabalhar no Sistema Penitenciário, 409 no Sistema Socioeducativo e 242 na Polícia Civil. Com o concurso da PM, o Governo irá nomear 1.000 aprovados no cargo de soldado e 40 no cargo de oficial da PM.

 

Educação

O Governo do Estado anunciou que irá investir neste ano, por meio de emendas parlamentares, cerca de R$ 25 milhões na construção do Câmpus da Unitins em Dianópolis e na estruturação dos demais câmpus da instituição. O Câmpus de Dianópolis conta com 275 acadêmicos matriculados nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito.

 

Já na rede estadual de ensino, em março do ano passado, o governador Marcelo Miranda entregou para a população de Arraias o Colégio da Polícia Militar do município. O Colégio Militar possui estrutura física composta por sete salas de aula, laboratório de informática, uma sala para o programa Mais Educação, sala de música, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, setor administrativo e cozinha. A unidade conta com uma média de 350 alunos matriculados na segunda fase do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano).

 

Com as ações da Caravana da Juventude, o Governo percorreu dezenas de municípios tocantinenses levando informação, serviços e conscientização sobre temas como uso de drogas, abuso de álcool e gravidez na adolescência. Milhares de jovens participaram das ações da Caravana em todo o Estado, entre eles os da região sudeste.

 

Por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Governo do Tocantins ofertou 128 cursos integrados ao ensino médio, além de outros 19 na modalidade de Formação Inicial Continuada, proporcionando assim a formação profissional de mais de 6.500 alunos tocantinenses.

 

Turismo

O Governo vem investindo e ajudando também a divulgar o turismo na região sudeste do Tocantins. Com mais de 280 cavernas e grutas catalogadas, Aurora começa agora a receber turistas e visitantes incentivados pelo Executivo estadual, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), contando com o apoio estratégico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Além de rios de águas transparentes, cachoeiras, mirantes, dunas, montanhas e um povo gentil e acolhedor, a cidade de Aurora é motivo de estudo acadêmico devido às formações rochosas e os registros de fósseis de animais pré-históricos que viveram na região há milhares de anos. É em Aurora também que está localizado o rio Azuis, considerado como o menor rio do Brasil e da América Latina e o terceiro menor rio do mundo, segundo o Guinness Book.

 

Já os municípios de Dianópolis, Rio da Conceição e Novo Jardim compõem a região das Serras Gerais, que se destaca como o novo destino ecoturístico do Tocantins. Composta de rios de águas caudalosas, cachoeiras, lagoas, cânions, cavernas, mirantes e vales, as Serras Gerais estão despertando o interesse do turista. O local vem ganhando destaque e integra os novos roteiros de ecoturismo propostos pelo programa de incentivo ao turismo, implementado em dez cidades do sudeste tocantinense.

 

Outros

No ano passado, o Governo também regularizou a área onde fica situada o Santuário do Senhor do Bonfim. Com isso, a gestão corrigiu uma morosidade histórica e tornou realidade uma reivindicação antiga da Mitra Diocesana de Porto Nacional, ao entregar o Título Definitivo da área do Santuário do Senhor do Bonfim. O documento foi entregue pelo governador Marcelo Miranda no mês de agosto.

 

A área total do Santuário do Senhor do Bonfim, que fica localizado no município de Natividade, na região sudeste do Tocantins, é de pouco mais de 61 hectares e a titulação se arrastava desde 1991. Atualmente, cerca de 30 famílias vivem no local, segundo o reitor do Santuário, padre Leomar Sousa.

 

A região sudeste também foi beneficiada com uma edição do Fórum de Desenvolvimento Regional promovido pela Seden. O evento visa criar um ambiente de diálogo entre Estado e agentes capazes de desenvolver medidas viáveis ao desenvolvimento econômico regional. A programação aborda os desafios e oportunidades para fortalecer a economia dos municípios do Tocantins com gestores municipais, autoridades, representantes de classes, empresários e empreendedores.

 

Na região sudeste, o evento ocorreu no mês de novembro em Taguatinga.  Além do município sede, 28 outros municípios participaram da edição do fórum, são eles: São Félix do Tocantins, Mateiros, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins, Santa Tereza, Ponte Alta do Tocantins, Monte do Carmo, Ipueiras, Silvanópolis, Pindorama, Santa Rosa do Tocantins, Chapada de Natividade, Almas, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, São Valério de Natividade, Natividade, Dianópolis, Novo Jardim, Conceição do Tocantins, Taipas do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Paranã, Arraias, Novo Alegre, Lavandeiras, Combinado e Aurora do Tocantins.