Terça, 19 Jun 2018 -

Formação do Censo Escolar reúne secretários de unidade escolares do Sudeste em Dianópolis

 

Com a meta de capacitar 100% dos secretários das escolas do sudeste, a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis realizou, na quarta-feira, 7, a Formação do Censo Escolar - Módulo Situação do Aluno (2017). Participaram do encontro representantes das unidades de ensino estaduais, municipais e particulares das cidades de Almas, Conceição, Dianópolis, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre, Rio da Conceição, Taipas e Taguatinga.

 

“A formação tem por objetivo orientar os responsáveis das escolas para registrar os dados no sistema Educacenso. É de extrema importância que os dados sejam informados corretamente e nos prazos estabelecidos. Esses dados servem de base para cálculo das taxas de rendimento, que são essenciais para a verificação e o acompanhamento da situação das escolas, servindo ainda como variáveis para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, explicou a diretora Regional de Dianópolis, Jane de Cássia Ribeiro dos Santos Maciel.

 

Para o secretário da Escola Estadual Deoclides Muniz em Almas, André Avelino Luis Gualberto, que presta as informações da instituição, ao Censo Escolar, desde 2012, as capacitações são facilitadores do trabalho. “Eu vejo um grande avanço proporcionado pelas formações ministradas pelas técnicas censitárias da DRE. Isso nos ajuda fazer com que cada etapa seja declarada com eficiência”, frisou. 

 

A diretora da Escola Municipal Santa Luzia, de Dianópolis, Gilvana Nunes Silva Tavares, destacou a relevância do encontro promovido pela rede estadual e que foi estendido para os profissionais das demais redes. “Participar de uma formação do Censo Escolar é de grande relevância para todas as escolas, pois são muitos detalhes que precisamos ficar atentos para realizar o preenchimento correto. Pudemos esclarecer as dúvidas. Foi um momento muito produtivo e que nos auxiliará a colaborar com esse importante instrumento para a organização de cada unidade escolar, pois tudo que a escola recebe depende dos dados que são inseridos no censo”, ressaltou. 

 

Censo Escolar  

 

O módulo “Situação do Aluno” é a segunda etapa do Censo Escolar 2017 e coleta informações sobre rendimento e movimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo de 2017. As escolas devem declarar os dados ao Educacenso até 16 de março de 2018. Após esta etapa, será aberto o período de retificação, de 2 a 16 de abril. Os dados finais serão disponibilizados a partir de 14 de maio de 2018.

 

O Censo escolar é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O recenseamento é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro. Ele é uma ferramenta indispensável para que gestores, comunidade escolar e sociedade civil possam compreender a situação educacional do país e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas para a Educação.