Quarta, 20 Jun 2018 -

DianoFolia 2018 é sucesso de público e marcado pelo resgate cultural

 

O DianoFolia 2018 voltou com tudo e caiu no gosto da galera novamente. Com público fiel nas noites de shows, a Praça Ana Valente viu o resgate do carnaval popular de Dianópolis retornar com toda força.

 

O domingo de Carnaval foi marcado pela emoção com o desfile dos blocos de rua. Blocos antigos que já fizeram a alegria dos foliões retornaram às ruas da cidade fazendo o público se emocionar ao som das marchinhas.

 

Foto: Ceila Menezes

 

Na tarde de domingo, o bloco Bostoró, levou emoção com o desfile do bloco bostorozinho, que levou a criançada para uma matinê no circuito da folia. A festa foi animada com músicas infantis, crianças fantasiadas e um ritmo de músicas infantis que animou os folioezinhos na companhia dos pais.

 

Foto: Ceila Menezes

 

À noite, a emoção foi marcada com a entrada dos blocos no circuito. O bloco Sapo foi ovacionado pela multidão que acompanhava o desfile. Ao grito de “o sapo voltou”, os foliões pularam na Avenida, relembrando a alegria, a amizade de integrantes que também já fizeram parte do bloco, que retornou com tudo no DianoFolia. “É muita emoção, viver para presenciar e participar de um momento como este. O retorno dos blocos de rua, o resgate da nossa cultura. O sapo voltou e voltou para ficar”, disse Zilmar Wolney Aires Filho (Zilô), que subiu no palco para cantar o hino do bloco.

 

Foto: Ceila Menezes

 

Quem também emocionou os foliões e público foi o bloco Gato e as Catrevagens, que levou para a Avenida a emocionante história de um dos fundadores do bloco – “Manelinho”, que morreu no ano passado, deixando marcas de companheirismo, alegria, dedicação e muita animação aos foliões do bloco. Gato e as Catrevagens deu um show de participação na Avenida com irreverência e folia, na alegria dos foliões.

 

Além do desfile, a noite de domingo foi animada pelos Mirindibinhas, Swuing Nosso e Deivinho e Banda. O grande show da noite foi com a dupla sertaneja Frederico & Lorenzo que levou o público a loucura com músicas que já são sucesso no meio musical.

 

Na segunda-feira, a programação teve início logo pela manhã, com o bloco Enxutos, que é um dos momentos mais esperados do Carnaval de Dianópolis. O bloco que tem a tradição de reunir foliões em sua sede, ao som de marchinhas e forró pé de serra, com comidas típicas, saiu às ruas da cidade, com mais de 500 foliões, que se divertiram com a tradição de molhar as pessoas do bloco. O entrudo é um patrimônio da cultura popular da região Sudeste do Estado e também faz parte da festa de momo pelas Ruas e Avenidas de Dianópolis.

 

Foto: Ceila Menezes

 

No final do dia, Enxutos e 100% Ordinário formam um bloco só no encontro no Bar dos Advogados. Uma verdadeira folia, onde amigos todos os anos se reencontram para festejar a amizade e a felicidade do reencontro.“Queremos isso. Manter viva essa chama da cultura popular da nossa cidade. O Carnaval de Dianópolis voltou e assim como o Sapo, voltou para ficar. E vamos juntos com muita alegria preparar o Carnaval de 2019. Só temos a agradecer cada folião, cada bloco por acreditarem no DianoFolia”, disse o prefeito Padre Gleibson Moreira.

 

A noite de segunda-feira foi animada por artistas locais e a grande atração nacional – Saiddy Bamba, que e animou os foliões com a pegada do axé e do pagode baiano.

 

Hoje, que se apresenta no palco principal é a banda Pagodart, trazendo o melhor da swingueira. A programação desta terça-feira terá também artistas locais, com início a partir das 17h00, já que a meia noite encerra as festividades.

 

Segurança

De acordo com a Polícia Militar, o DianoFolia está acontecendo dentro de toda normalidade, sem nenhum incidente até o momento. Além da Polícia Miltiar, Corpo de Bombeiros e segurança privada também contribuem para a segurança do evento. 

 

 

 

Foto: Kennedy Foto Studio 

 

Foto: Kennedy Foto Studio  

 

Foto: Kennedy Foto Studio  

 

 

Foto: Kennedy Foto Studio