Quinta, 24 Mai 2018 -
FacebookTwitter

I Simpósio de Literatura e Artes começa nesta sexta-feira em Gurupi

 

Uma programação diversificada e cheia de atrativos, buscando explorar todas as vertentes que envolvem o fazer literário vai nortear o I Simpósio o de Literatura e Artes da AGL (Academia Gurupiense de Letras, que acontece durante todo o sábado (23), nas dependências do Centro de Ensino Médio Estadual de Gurupi.

 

Tendo como público alvo acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Letras e Jornalismo, além de alunos das escolas de Gurupi e região, o simpósio terá uma abertura oficial na sexta-feira (22), às 19h30, no plenário da Câmara Municipal de Gurupi, com um momento cultural e palestra com o escritor e Doutor em Sociologia Jurídica e Instituições Políticas, Marlon Reis, que discorrerá sobre o tema “Política e literatura: a compra de votos na cultura brasileira”.

 

O presidente da Academia Gurupiense de Letras, José Maciel de Brito informa que a academia está cumprindo o seu papel de fomentar a literatura e incentivar o hábito da leitura, principalmente entre os jovens. “Esse simpósio faz parte do calendário de eventos que a AGL desenvolve durante o ano e estamos muitos felizes porque estamos conseguindo reunir num só evento, uma respeitável plêiade de intelectuais, mestre e doutores que se colocaram à disposição de colaborar com o movimento literário gurupiense”, destacou.

 

Oficina Literária

Uma das atrações desse simpósio será o escritor e jornalista Zacarias Martins, autor de vários livros e titular das Academias Tocantinense e Gurupiense de Letras. Martins vai ministrar a Oficina Literária intitulada “A relação entre a literatura e o jornalismo pelo viés da crônica”, cujo objetivo é de mostrar as nuances de interligação entre a literatura e o texto jornalístico.

 

“Será uma oficina lúdica para despertar nos participantes o interesse tanto pela escrita da crônica como também, ampliar os conhecimentos daqueles que pretendem se enveredar, com  mais propriedade, no caminho da redação”, garante o escritor que também ressaltou a importância do seminário para a formação de novos leitores.

 

Mais programação

Mestre em História, Cultura e Poder pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), o escritor Paulo Henrique Costa Mattos será o mediador da mesa redonda “Literatura contemporânea e outras artes”, e o professor e ator André Luís Moura Siqueira    vai discorrer sobre “A leitura da literatura no cruzamento com as artes cênicas”.

 

Já  Maria Wellitania de Oliveira, Mestre em História, Cultura e Poder pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, ministrará um curso sobre a Teoria do texto poético, objetivando apresentar a linguagem da poesia, a estrutura e os recursos estilísticos na construção do texto poético.

 

Gratuidade

O presidente da AGL explica que o público em geral poderá ter acesso gratuitamente a todas as atividades que serão realizadas durante o I Simpósio o de Literatura e Artes da AGL, porém, as vagas são limitadas. Os interessados em participar desse evento devem entrar em contato com a Academia Gurupiense de  Letras, pelos telefones (63) 3351-3252 ou 9.8414-0546.