Quinta, 24 Mai 2018 -
FacebookTwitter

CIOPAER/TO compõe Comando Integrado de combate a incêndios florestais no Estado

 

Após retornar, nesta sexta-feira, 22, das missões realizadas no norte do Tocantins e no Estado do Pará, a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), órgão ligado a Secretaria da Segurança Pública, foi imediatamente direcionada a atender as demandas do Comando Integrado de combate aos incêndios florestais composto por órgãos federais (IBAMA, ICMBio, EB e FUNAI), estaduais (SEMARH, NATURATINS, SSP, CBM, PM, Defesa Civil, RURALTINS, ITERTINS, e de alguns municípios impactados, como o da Prefeitura de Palmas.

 

Foi instalado um gabinete de gestão para gerenciar os recursos e as ações no período de estiagem no Tocantins.

 

Ainda no dia 22/09, após reunião com os participantes do gabinete de gestão, técnicos do IBAMA, CBM e da SEMARH sobrevoaram toda área da Serra do Lajeado, próximo à Capital, para verificação, no sentido de orientar as equipes de brigadistas a combater alguns poucos focos de incêndio existentes na localidade.

 

Posteriormente, houve a solicitação por parte do comando das operações para que os integrantes do CIOPAER atuassem diretamente no combate a um foco de incêndio localizado em área inacessível aos brigadistas.

 

Para a realização dos trabalhos, a unidade aérea do Estado utilizou como base o acampamento dos brigadistas, montado na própria serra e um reservatório de 11.000 litros de água disponibilizado pelo IBAMA e abastecido pelo Exército Brasileiro.

 

Assim, o equipamento helibalde, que comporta cerca de 500 litros, pode ser utilizado para combater as chamas. Na manhã deste sábado, o CIOPAER foi empregado em mais uma missão de monitoramento gerenciada pelo IBAMA e o CBM. A equipe do CIOPAER é mantida de prontidão e à disposição da força-tarefa para atuar em qualquer ponto do território tocantinense.