Quinta, 24 Mai 2018 -
FacebookTwitter

Polícia Militar realiza formatura de mais uma turma do Curso de Força Tática em Lagoa da Confusão

 

Aconteceu na manhã dessa sexta-feira, 01, a formatura do 1º Curso de Força Tática da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Ivo de Moura, no município da Lagoa da Confusão. Estiveram presentes o chefe do estado-maior, coronel Marcelo Falcão Soares; o prefeito, Nelson Moreira; demais autoridades locais,  familiares e amigos dos formandos.

 

O curso teve duração de 30 dias, com um total de 280 horas/aulas, distribuídas em instruções práticas e teóricas, além do estágio operacional. Ao todo são 27 formandos, sendo dois da Polícia Militar de Goiás e um da Polícia Rodoviária Federal de Gurupi. A turma recebeu o nome do coronel Wagner Vieira da Cunha, atualmente na reserva remunerada, oficial de conduta exemplar na corporação.

 

Após a apresentação da turma ao chefe do estado-maior, feita pelo coordenador, capitão Sthefan Bravin Ponche, todos os presentes entoaram o hino nacional brasileiro. Em seguida o pastor, José Ribamar Lopes Ferreira, trouxe um momento de reflexão e agradecimento a Deus.

 

Na oportunidade 10 Kimonos, doados por um vereador e dois comerciantes da região, foram entregues simbolicamente a três crianças do projeto Dojô Amigo, “Lutando pela vida, forjando campeões”. O projeto, que tem parceria com outras instituições, é voltado para o público infantil; sendo o idealizador, o primeiro tenente Renê Silvestre Serra Vasconcelos Campos. Atualmente, o projeto atende mais de 60 famílias e tem total apoio da comunidade. “Percebi que meu filho está muito motivado com as aulas. No projeto ele recebe diversas orientações benéficas para o desenvolvimento social, físico e educacional. É uma ação social de grande importância para o nosso município”, declarou Lisiane de Jesus de Souza de Matos Gomes, mãe de um dos meninos que recebeu o kimono.

 

Durante a solenidade os três primeiros colocados do curso, em posição de destaque, receberam os braçais. São eles: capitão Teobaldo Bento Vieira, policial rodoviário federal, João Henrique Sobrinho Maluf e soldado Luiz Augusto Rodrigues de Souza. Posteriormente os demais formandos também receberam os braçais e brevês, das madrinhas e padrinhos.

 

 

Os formandos ainda prestaram homenagens ao comandante-geral da PM, coronel Edvan de Jesus Silva; ao diretor de ensino e pesquisa, tenente-coronel Dousautomista Honorato de Melo e ao oficial que empresta o nome à turma, coronel Wagner. Cada um deles recebeu uma placa de homenagem.

 

Após o descerramento da placa do curso, o orador da turma, capitão Teobaldo Bento Vieira, em seu discurso relatou que ”os 27 taticanos colocaram seus corpos e mentes à prova. Aceitaram todos os desafios propostos e foram se transformando em profissionais mais leais, proativos, mais técnicos e acima de tudo mais humildes”.

 

 

O prefeito do município afirmou que sente orgulho de ver a sua cidade acolhendo os policiais para fazerem o curso tático. “Toda a população lagoense vê a Polícia Militar como amiga e parceira. São profissionais que nos transmitem grande sensação de segurança”.

 

O coronel Marcelo Falcão agradeceu todo o apoio que a Polícia Militar tem recebido na cidade. Ele acrescentou que “o governador do Estado tem investido todos os esforços para que as instituições de segurança estejam preparadas para servir e proteger a sociedade. Mais de 300 policiais militares já foram formados nos últimos três anos na força tática tocantinense. Um grupo especializado que tem sido exemplo para todo o país e tem alcançado resultados excelentes para a sociedade.”

 

Ao final da solenidade os formandos fizeram uma apresentação com a temática família, onde os taticanos marcharam ao lado dos filhos e debaixo das bênçãos dos familiares a cerimônia foi encerrada.