Sábado, 23 Jun 2018 -

BRK Ambiental apoia iniciativas para mudar cenário do emprego para pessoas com deficiência

 

Segundo IBGE, apenas 1% desta população está inserida no mercado de trabalho

 

Buscando dar mais acesso às oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência, a BRK Ambiental, concessionária responsável pela operação de água e esgoto em 47 cidades do Tocantins, está ampliando suas iniciativas para encontrar talentos e incorporar novos trabalhadores em seu corpo de funcionários. Hoje, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 45 milhões de Pessoas Com Deficiência (PCD) no Brasil, apenas 403 mil ocupam postos de trabalho formal.

 

Na BRK Ambiental, estão sendo recrutadas PCDs para trabalhos tanto em áreas administrativas quanto em atividades operacionais. Não há qualquer restrição quanto à natureza ou o grau da deficiência, que são avaliadas e adequadas à função pretendida. O processo de contratação se inicia com a inclusão de um currículo no site da empresa. Após avaliação inicial, o candidato poderá ser chamado para entrevistas presenciais.

 

Recentemente, a empresa realizou um Censo da Inclusão, para conhecer melhor seus funcionários e difundir conhecimentos sobre os direitos da Pessoa Com Deficiência fora e dentro do local de trabalho. A iniciativa é parte de um trabalho para valorizar e identificar PCDs.

 

Para Lucas Elias, responsável pela área de Recursos Humanos da BRK Ambiental no Tocantins, a contratação de PCDs busca trazer ao ambiente de trabalho a cultura da inclusão e oportuniza a descoberta de talentos. “O indivíduo, com ou sem alguma limitação, deve ter sempre a oportunidade de realizar seu trabalho e ter seu desempenho valorizado”, pontua.

 

É o caso de Elias Xavier Martins Filho, 45 anos, que trabalha na BRK Ambiental há 5 anos. Elias reforça que o estigma quanto a entrada no mercado de trabalho de pessoas com deficiência só pode ser quebrado com atitude. “Costumo dizer que a primeira barreira que temos de enfrentar somos nós mesmos”, explica.

 

Em sua trajetória profissional Elias, que é cadeirante, aponta a necessidade de planejamento e foco para que pessoas com deficiência possam encontrar seus espaços. “Eu tive que adaptar minha forma de trabalhar e mesmo buscar outra área e foco na carreira, mas não vejo qualquer limitação que me impeça de alcançar meus objetivos”, pontua Elias, formado em Tecnologia e atuando na área de Controle de Perdas da Operação de Palmas.  

 

Inscrições

 

Para realizar o cadastro no banco de currículos da BRK Ambiental, deve-se acessar o endereço https://www.brkambiental.com.br/trabalhe-conosco/ onde poderá encontrar informações sobre vagas e enviar seus dados.