Quarta, 20 Jun 2018 -

Ações do Detran no Carnaval de Gurupi reduzem índices de ocorrências de trânsito

 

As ações educativas, as operações ostensivas e da Lei Seca realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), através da Gerência de Fiscalização e Segurança, em Palmas, e do Pólo de Fiscalização de Trânsito, em Gurupi, geraram resultados positivos durante todo o período carnavalesco na cidade.

 

Cerca de 400 veículos foram abordados, 131 testes do bafômetro realizados, houve 02 ocorrências de crimes de trânsito, 04 autuações para motoristas que estavam conduzindo o veículo sob efeito de álcool (Artigo 165 do CTB), 28 autuações a condutores que se recusaram  a se submeter ao teste do etilômetro (Artigo 165-A do CTB), 03 condutores inabilitados (Artigo 162-I do CTB), 03 condutores com a CNH vencida há mais de 30 dias (Artigo 162-V do CTB), e 07 condutores trafegando com o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atrasado (Artigo 230-V do CTB).

 

Conhecida como a Capital da Amizade, a cidade atravessou os dias de folia com baixo índice de ocorrências envolvendo os motoristas. Contudo, dezenas de motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro.

 

Para o capitão Geraldo Magela, gerente de Fiscalização e Segurança do Detran, trata-se de uma reação em cadeia. Os cidadãos estão cada vez mais, colaborando para tornar as vias mais seguras. 

 

O gerente destacou que a mistura de álcool e direção ainda requer mais consciência dos condutores, que podem optar por alternativas como a adoção do motorista da vez, o uso de transporte alternativo, carona, entre outros.

 

“Essa é uma questão que ainda nos preocupa, e há situações em que isso só ocorre com o processo de fiscalização”, afirmou Geraldo Magela.

 

Nas blitze coercitivas foram autuados, também, condutores que não estavam usando o cinto de segurança; os que estavam com calçados inapropirados para conduzir o veículo (carro ou moto), e ainda, a Polícia Militar fez verificações relacionadas a carros clonados.

 

Pelo menos três grandes operações foram realizadas no município em parceria com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas.

 

Geraldo Magela adiantou que “ações assim serão ampliadas, principalmente, em períodos temáticos como os que temos no Tocantins, durante feriadões e realização de shows”.

 

Ações educativas

 

Nas abordagens, as orientações eram sob o não consumo de álcool se for dirigir; o uso do cinto de segurança; não usar o celular enquanto dirige; respeito à sinalização das vias; Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a gravidez indesejada. 

 

As equipes da Circunscrição Regional de Trânsito de Gurupi em parceria com a Polícia Militar, e as Secretarias de Estado da Cidadania e Justiça e de Educação, através da Superintendência da Juventude (Ciretran) distribuíram panfletos informativos e preservativos, pela Campanha Carnaval do Bem.