Quarta, 20 Jun 2018 -

Em Pedro Afonso, micros e pequenos produtores ganham incentivo e aumentam produção

 

O município de Pedro Afonso, localizado a 205 km de Palmas, é nacionalmente conhecido pela grande aptidão ao agronegócio. Entretanto, para além dos grandes números de exportações, a produção familiar vem garantindo ao município um novo destaque.

 

Pensando na melhoria de vida dos micros e pequenos agricultores, a Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria de Agricultura, pecuária e Abastecimento vem intensificando as ações de atendimento ao homem do campo e fomentando a agricultura familiar nas diversas regiões do município.

Nos últimos seis meses 230 micros e pequenos produtores foram cadastrados na secretaria e receberam os serviços de gradagem, que beneficiou 620 hectares com o preparo do solo para plantio. Outro serviço ofertado pela secretaria é o de calcareamento do solo nas áreas gradeadas, realizado em 120 hectares nas regiões do Rio Sono, Mata Verde, Rio Negro, Agrovila Bom Tempo, Anajanópolis e também nas aldeias indígenas pertencentes ao município de Pedro Afonso.

Entre as principais culturas plantadas pela agricultura familiar no município estão mandioca, milho, arroz, feijão, batata-doce, melancia e abóbora.

Dono de uma propriedade localizada na Vila Mata Verde, a 45 km do centro de Pedro Afonso, José Maria Ribeiro Barros, 47 anos, foi beneficiado com serviços de gradagem em 04 hectares de sua propriedade. Para o produtor, que planta mandioca e milho para comercialização, além de arroz para o consumo da família, o atendimento realizado pela secretaria tem garantido maior rapidez na produção, além de assistência técnica que auxilia o produtor na hora de preparar o solo.

“Para atender a área beneficiada aqui na fazenda eu gastaria cerca 14h para fazer esse tipo de serviços, o que aumentaria os custos, mas com o apoio da prefeitura esse dinheiro pode ser investido em outras demandas e no aumento da produção.”, frisa José Maria que plantou na área beneficiada milho e mandioca, além de capim para o gado.

Já Neltair Rosa da Silveira, 45 anos, produtor de mandioca e batata doce na região da Agrovila Bom Tempo, revela que com a parceria da prefeitura os produtores têm um suporte maior para aumentar suas produções. “Nós estamos muito felizes, pois com essa ajuda muitos estão plantando mais e assim garantindo maior renda. Isso tudo de forma clara e transparente, fazemos o cadastro e de acordo o cronograma de atendimento as máquinas chegam a nossas casas. O produtor sem dúvida fica muito feliz em ter esse tipo de incentivo”, afirma.

Impacto no dia a dia

Além de otimizar a produção, com o apoio do maquinário disponibilizado pela gestão municipal, o incentivo para os produtores também está ligado a informação. Em 2017, apenas dois produtores participaram de programas como o Compra Direta, já em 2018, através do convite e orientações da equipe técnica da secretaria o número chegou a 20 micros e pequenos produtores que participaram da chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural.

“Esse é o nosso objetivo central, proporcionar não apenas o crescimento da produção, mas também que os produtores comercializem seus produtos e tenham acesso à tecnologia e informação. Para isso temos uma equipe técnica capacitada e todo o apoio da gestão do prefeito Jairo Mariano para executar, nas mais variadas frentes, ações de incentivo à agricultura familiar”, destaca o secretário Albino Mazzola.

Outra ação realizada pela secretaria foi a atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado em parceria com o Consórcio Capim Dourado e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que atendeu 160 micros e pequenos produtores de Pedro Afonso de forma completamente gratuita. “Queremos que o serviço seja contínuo e estamos buscando as parcerias para efetivar essa ação no nosso cronograma de atividades”, completa Mazzola.

Incentivo ao desenvolvimento

O chefe do poder executivo, Jairo Soares Mariano ressalta que o incentivo às ações que garantam a melhoria de vida da comunidade pedroafonsinsa é uma das prioridades de sua gestão. “O homem do campo tem sido assistido de forma contínua pelas nossas equipes, não apenas no atendimento às demandas ligadas à produção, mas também na infraestrutura, com o melhoramento das estradas, além de saúde e educação, pois entendemos que o desenvolvimento deve ser incentivado como um todo e buscamos, diuturnamente, o diálogo e a avaliação de nossas ações e metas, para que possamos melhorá-las dia após dia”, ressalta Jairo.