Sábado, 23 Jun 2018 -

Inscrições para o Encceja 2018 podem ser feita a partir de 16 de abril

 

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o cronograma do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que em 2018 terá quatro aplicações. Por meio do Encceja, pessoas com mais de 18 anos podem concluir o ensino fundamental ou médio e receber a certificação. O período de inscrições se inicia em 16 abril e segue até 27 do mesmo mês.

 

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, no Tocantins, conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc) para oferecer a certificação dos participantes ou emitir a declaração parcial de proficiência, com base nos resultados do exame.

 

O edital do Encceja Nacional 2018 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira, 14. Neste ano, o participante que não comparecer à aplicação das provas das áreas de conhecimento para as quais se inscreveu e não justificar sua ausência deverá ressarcir aos cofres públicos o custo gasto com ele, acrescido da correção do IPCA, se tiver interesse em fazer o Exame novamente.

 

Em 2017, no Tocantins, 18.783 fizeram as provas para a conclusão do ensino médio.  Neste ano, a Seduc vai intensificar a divulgação de todas as etapas do Encceja. “Faremos uma mobilização por meio das Diretorias Regionais de educação e nas escolas, para que as informações cheguem até os familiares dos nossos alunos, que tenham o desejo de concluir estas etapas do ensino básico. Através do exame, jovens e adultos passam a ter a possibilidade de dar continuidade aos estudos, fazendo um curso técnico, ou mesmo o ensino superior. Com o certificado de conclusão em mãos, aumentam também as chances de essas pessoas entrarem no mercado de trabalho”, enfatizou o gerente de Avaliação da Aprendizagem da Seduc, Emerson Azevedo Soares.

 

Provas

O Encceja Nacional terá provas em 5 de agosto e o Encceja Exterior, em 16 de setembro. As edições direcionadas a adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (PPL) serão realizadas em setembro. Enquanto o Encceja Exterior PPL terá as provas aplicadas entre 17 e 21, o Encceja Nacional PPL será realizado em 18 e 19.