Sábado, 23 Jun 2018 -

Estado

Governo entrega obras que universalizam saneamento básico em Itapiratins

O governador Marcelo Miranda e o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Eder Fernandes, entregaram nesse sábado, 21, obras de reforma e urbanização das áreas da ATS e ampliação da rede de distribuição de água em Itapiratins, a 255 km de Palmas. A rede de abastecimento foi ampliada em mais de cinco mil metros, universalizando o fornecimento de água nas residências.

 

Com recursos de R$ 381.283,88, o Governo do Tocantins, por meio da ATS, investiu também na perfuração de um Poço Tubular Profundo (PTP), com vazão de 52m³/h e na construção de um Reservatório Elevado (REL) com capacidade para 50 mil litros.

 

“São obras que resultam do planejamento do Governo do Estado com os municípios. É assim que trabalhamos, com parcerias. Esses benefícios que chegam a Itapiratins vão melhorar, diretamente, a qualidade de vida dos moradores da cidade. É um investimento em saúde pública e cidadania”, avaliou o governador.

 

O presidente da ATS, Eder Fernandes, destaca a importância das obras de saneamento, principalmente a perfuração de um novo poço, que já era uma demanda antiga da população. “Quando assumimos, em 2015, Itapiratins há anos sofria com a falta de água, inclusive com demandas judiciais para solucionar o problema. Em fevereiro, no nosso segundo mês de gestão, perfuramos o Poço Tubular Profundo, que foi jorrante, e hoje é o que possui a maior vazão de todos que temos na ATS”, ressaltou.

 

Para Marcio Pinheiro, prefeito de Itapiratins, são melhorias que vão proporcionar mais qualidade de vida à população. “E ainda garantimos a preservação ambiental, já que o excedente da água é destinado ao Rio Tocantins, evitando desperdício”, acrescentou.

 

Presenças

 

Estavam presentes os deputados federais Vicentinho Junior e César Halum; os deputados estaduais Eduardo do Dertins e Amália Santana; o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano; além de secretários de Estado, prefeitos e outras autoridades locais.